As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória


Durante o período imperial no Brasil (1822-1889), as mulheres assumiram muitos e variados papéis dentro e fora de casa. Isto parece estranho quando se voce  se lembre de das imagens do livro de literatura das condiçoes femininas no seculo XIX; submissa, sem vontade própria, subjugada pelo pai e depois pelo marido, a mulher teria uma vida restrita à procriação e ao ambiente doméstico. No entanto pesquisas mostram que a atuação das mulheres ia muito além disso, Elas podiam ocupar diferentes posições no interior daquela sociedade, segundo sua condição social (ricas ou pobres), sua cor (brancas, pardas ou negras) e seu estatuto jurídico (livres ou escravas), dependendo de como essas características se combinavam (por exemplo, rica-branca-livre ou pobre-negra-liberta), diferentes possibilidades de ocupação profissional e atuação familiar estavam abertas a essas mulheres. 


No universo das mulheres livres, brancas e ricas havia sim uma considerável limitação à mobilidade delas no espaço público, ou seja, elas só saiam as ruas acompanhadas e em poucas ocasiões: para visitar parentes, assistir missas e, ocasionalmente, óperas e outros espetáculos nos teatros. 
No século XIX, a esfera da política pertencia ao mundo masculino. A mulher não votava sem podia ser votada, uma vez que ela era considerada ''incapaz'' (assim como as crianças e os escravos) de tomar desisões importantes, sem a direção e a proteção de um pai ou marido. No estando, as mulheres não estiveram completamente ausentes do mundo da política, sobretudo na segunda metade do século XIX.


A) PONTOS POSITIVOS: A educação dessas moças, incluía, além da leitura e escrita, noções básicas de matemática, francês, piano, habilidades culinárias, rendas, bordados e, não menos importante a habilidade de comandar os escravos domésticos (mucamas, pajens, cozinheiras, amas, etc.)

B) PONTOS NEGATIVOS: E em poucas ocasiões para visitar parentes, assistir missas e, ocasionalmente, Óperas e outros espetáculos, nos teatros, as mulheres eram acompanhada.


























Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Revolução Farroupilha - Marina Borges

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus