Período Regencial Carolina

 

1-O que foi a Regência Trina Permanente ?

 Os regentes nomearam Diogo Antônio Feijó, enérgico padre e deputado, para comandar o Ministério da Justiça. Sua principal missão era evitar e reprimir as revoltas no Brasil, mantendo a ordem institucional.
 O ministro Feijó criou a Guarda Nacional, que nada mais era do que uma milícia armada, com o principal objetivo de combater as revoltas populares.
Aprovação do Código de Processo Criminal em 1832. Este conjunto de leis concedeu poderes policiais e judiciais aos juízes de paz. Este código aumentou o poder da aristocracia rural, pois estes juízes eram escolhidos entre os grandes proprietários rurais de uma região.
  Em 1832, Feijó renunciou ao cargo de ministro após uma fracassada tentativa de dar um golpe e se transformar no único regente.

2-O que foi o Ato Adicional de 1834 ?
 Ato Adicional de 1834 foi uma medida legislativa tomada durante a Regência Trina Permanente, contemplando os interesses dos grupos liberais. O Ato Adicional alterava a Constituição de 1824 e foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político central.

3-Explique sobre o clube da maior idade ?
  A intenção dos liberais era a de apoiar a chegada de D. Pedro II ao governo, aproveitando de sua inexperiência para assumir importantes funções políticas. No início de 1840, o político liberal Antônio Carlos de Andrada e Silva criou o chamado Clube da Maioridade. Com o apoio da imprensa, a proposta de antecipação ganhou as ruas da capital e incitou algumas manifestações de apoio popular. Para muitos, a imagem jovem e instruída de D. Pedro II representava um tentativa de ordenação política e social.

O movimento não sofreu oposição dos conservadores, que poderiam ser facilmente acusados de repúdio ao regime monárquico. Em maio de 1840, um projeto de lei apresentado à Câmara realizou o pedido de antecipação da maioridade de Dom Pedro II. No dia 23 de julho, com expressa concordância do jovem monarca, o fragilizado governo conservador aprovou a medida. Naquele momento, o Segundo Reinado inaugurou uma das mais extensas fases de nossa história política
.
4-Quem foi e o que fez D. Pedro II ?
Dom Pedro II(nascido Pedro de Alcântara) foi o segundo e último imperador do Brasil. Ao contrário de seu pai lusitano, o primeiro a reinar em terras brasileiras, D. Pedro II nasceu no Brasil, no interior do estado do Rio de Janeiro, em 1825, fruto da união das casas aristocráticas de Bragança (à qual estavam vinculados seu pai e seu avô, D. João VI) e de Habsburgo. A essa última pertencia sua mãe, a arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina.
A preparação de Pedro II para assumir o trono de imperador do Brasil começou ainda muito cedo, quando ele estava prestes a completar seis anos de idade, em 1831. Nesse ano, seu pai abdicou do trono em seu favor, voltando para Portugal para enfrentar uma disputa política em virtude da sucessão do trono português após a morte de D. João VI. A mãe de Pedro II, Maria Leopoldina, morreu em 1826, quando o futuro imperador tinha apenas 1 ano de idade. Sendo assim, a sua formação foi conferida a preceptores, dentre os quais se destacou José Bonifácio de Andrade e Silva.
Até 1841, o Brasil foi administrado por regentes que procuravam cumprir as diretrizes políticas imperiais até o momento em que Pedro II estivesse apto para assumir o trono. Esse foi um dos períodos mais conturbados do Brasil, pois houve grande revoltas regionais, como a Guerra dos Farrapos, ocorrida em 1838. Entre 1840 e 1841, os parlamentares do Império Brasileiro, em Assembleia Geral, decidiram por conferir a maioridade a Dom Pedro II, na ocasião em que ele tinha apenas 14 anos de idade. No ano seguinte, Pedro II foi coroado e sagrado como imperador.
Segundo Império foi marcado por alguns acontecimentos decisivos, como o desenvolvimento da economia cafeeira, tendo como base ainda o trabalho escravo, e de alguns setores da indústria, como a construção de ferrovias. Ao mesmo tempo, também houve o processo gradual de extinção do trabalho escravo, ainda que o Brasil tenha sido o último país ocidental a abolir a escravidão. A garantia da integração territorial nacional, a Guerra do Paraguai e o fortalecimento do Exército Brasileiro também ocorreram sob o reinado de Pedro II.
Alguns aspectos de cunho particular a respeito do imperador também chamam atenção. Dom Pedro II gostava de viajar para centros turísticos de prestígio histórico e chegou a visitar as grandes pirâmides do Egito, no vale de Gizé , onde tirou fotografias com a família real. A tecnologia fotográfica era, diga-se de passagem, uma das grandes obsessões do monarca.
Pedro II foi destronado em 1889, quando ocorreu a Proclamação da República por meio do Golpe Militar de 15 de novembro. O imperador faleceu em Paris, em 1891, recebendo, no entanto, todas as honrarias de chefe de Estado, concedidas pelas autoridades francesas.

5-Inserir duas imagens com legenda:


Pedro II aos 39 anos de idade, 1865.
Dom Pedro II - (João Maximiano Mafra) Retrato de Dom Pedro II 1851.

Comentários

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

Revolução Farroupilha - Marina Borges

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

Matheus

As Mulheres no Período Imperial Carolina

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória