Período Regencial-Daniela

1 - O que foi a Regência Trina permanente?

Em 1831, D. Pedro I abdicou ao poder, porém seu filho tinha apenas 5 anos. Logo, entre 1831 e 1840, o Brasil foi governado por um sistema regencial.
 Depois de três meses de uma Regência Provisória, em junho de 1831 teve início a Regência Trina Permanente, eleita pela Assembleia-Geral (formado pelos deputados e senadores) Com duração de quatro anos, ela governou o país até 1835.

2 - O que foi o ato adicional de 1834? explique:
Ato Adicional de 1834 foi uma medida legislativa tomada durante a Regência Trina Permanente, contemplando os interesses dos grupos liberais. O Ato Adicional alterava a Constituição de 1824 e foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político central.

3 - Explique sobre o clube da Maioridade? 1840
Foi a partir do ano de 1835 que surgiu entre os políticos da Corte a ideia de D. Pedro II assumir o trono antes dos 18 anos. Os donos de escravos e de terras estavam apreensivos com a implantação da descentralização - sistema político que era contrário à centralização do poder - consistiu em distribuir pelas autarquias locais algumas atribuições pertinentes à administração pública, conferindo-lhes a decisão dos negócios de sua respectiva alçada. Isto aconteceu durante o Período Regencial – conhecido como a era das revoltas sociais.

4 - Quem foi e o que fez D. Pedro II? 
Dom Pedro de Alcântara, que depois ficaria conhecido como o imperador Dom Pedro II, foi o segundo monarca a reinar sobre o Brasil, sucedendo seu pai, Dom Pedro I, filho de Dom João VI, de Portugal. Pedro II, ao contrário do pai, nasceu no Brasil, especificamente na cidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 1825. Além da ascendência lusitana e do pertencimento à casa de Bragança, Pedro II também tinha, por parte de mãe, ascendência austríaca. Sua mãe era D. Leopoldina da Áustria, pertencente à casa aristocrática de Habsburgo.

Comentários

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

Revolução Farroupilha - Marina Borges

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

Matheus

As Mulheres no Período Imperial Carolina

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória