As Rebeliões Regências
1- Insurreição Malê.
a)As tropas da guarda nacional e do exército, munidas de armas de fogo e prevenidas pelo alarme gerado pela descoberta prévia da conspiração, derrotaram a insurreição em questão de horas e os africanos?Não puderam reagir por muito tempo munidos com suas armas brancas.
Muitos foram presos e julgados. Alguns fuzilados em praça pública. Não foram enforcados, como sugestão inicial das autoridades, provavelmente por não haver quem quisesse ser carrasco de figuras de tão poderoso levante, o primeiro que iniciou na própria cidade de Salvador. Outra grande parte foi deportada para a África, como recomendação do governo central. Segundo João José Reis, a repressão a esta revolta encerrou um ciclo de revoltas africanas na Bahia.
b)A Revolta dos Malês se deu num período de crescente penúria econômica dos trabalhadores escravizados e assalariados da Bahia. Após a guerra da independência, o Brasil passou por dificuldades na balança comercial, ao ter de concorrer no comércio internacional dom o açúcar produzido nas antilhas, o que afetou especialmente a regional que tradicionalmente produzia cana-de-açúcar no país?
O nordeste. Era o início do fim de um ciclo econômico. Além disso, em 1831 havia iniciado a proibição do tráfico negreiro promovida pela Inglaterra, o que elevou o preço da mão-de-obra escrava e possivelmente aumentou o nível de exploração nos engenhos e cidades.
Era um momento de crescente revolta do povo pobre, seja escravizado ou “livre”, com a quilombagem enfrentando a repressão na zona rural do recôncavo e ocorrência de manifestações populares espontâneas com certa frequência nas cidades, além de revoltas de soldados do exército, polícia e da guarda nacional, que em sua imensa maioria eram negros. Também estes últimos se revoltavam.
2- A Sabinada.
a) O que foi a sabinada?
A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
b) O que conseguiram em 7 de novembro de 1837?
O movimento conseguiu a adoção dos militares da Fortaleza de São Pedro. Contando com tal apoio, os revoltosos obrigaram o governador Francisco de Souza Paraíso a abandonar seu cargo. Logo após o golpe político, Sabino e seus comparsas decretaram a criação da República Baiense.Apesar de conseguir sua consolidação, o novo governo se instituiu em caráter transitório, até que o herdeiro do trono brasileiro, Dom Pedro II, chegasse à maioridade.
3- A balaiada-
a) Como ocorreu?
Revolta popular no Maranhão. A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" (cestos, objetos que ele fazia).
b) Por que recebeu o nome de bailada?
A revolta tomou o nome de Balaiada porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado uma de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma.
4- A cabanagem.
a) Quais foram as primeiras ações tomadas pelos revoltosos quando o movimento se iniciou, em 1835?
Os revoltosos se organizaram para ocupar a cidade de Belém e realizar a deposição de Bernardo Lobo de Sousa, governador da província, que acabou sendo assassinado pelos participantes do evento conflituoso. Logo em seguida estabeleceram uma nova junta de governo sob a liderança do fazendeiro Félix Clemente Malcher.
b) Como o governo imperial conseguiu conter o movimento e recuperar sua autoridade na região paraense?
Para conter esse levante, a regência estabeleceu a contratação de mercenários estrangeiros e enviou tropas que reprimiram violentamente os envolvidos. Ao mesmo tempo, alguns dos participantes se entregaram e denunciaram as intenções dos cabanos que ainda se mantinham contra as autoridades do império brasileiro. Por fim, o levante acabou ceifando milhares de vidas ao longo dos cinco anos em que o movimento perdurou.
Comentários
Postar um comentário