1-Do que se tratava a lei Bill Aberdeen de 1845? Explique.
A Lei Bill Aberdeen (em inglês “Slave Trade Suppression Act” ou “Aberdeen Act”) foi promulgada em 08 de agosto de 1845 pela Inglaterra proibindo o tráfico de escravos africanos. Recebe esse nome em homenagem ao Ministro Britânico das Relações Exteriores: Lord Aberdeen.
Ela proibiu a rota de escravos que saiam da África e chegavam ao continente americano, contribuindo assim, com as leis abolicionistas no país que objetivavam a libertação do trabalho escravo.
2-Do que se tratava a lei Eusébio de Queirós, em 1850? Explique.
A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. É considerado um dos primeiros passos no caminho em direção à abolição da escravatura no Brasil.
O nome da lei é uma referência ao seu autor, o senador e então ministro da Justiça do Brasil Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara.
3-O que diziam ao jornais sobre:
A) Lei do ventre livre-1871
Que de verdadeiros infanticidios se não hão de dar por essas fazendas, se a lei do ventre livre passar sem a clausula de remover-se a criança recém-nascida do sitio onde os serviços de sua mãe são ouro para o senhor!
Nem se diga que há no projeto apresentado pelo governo incentivou os fazendeiros, para cuidarem das crias, nessa ridícula instituição de um premio de R$600,00, cuja renda auferirão por 30 anos.
B)Lei dos Sexagenários-1885
essa mulher tem 60 anos e foi sorteada na lei do sexagenário: tem ela 4 filhos por nomes: Honorio, Arthur, Henriqueta e Julia, e que estão em poder de alguém não tem direitos sobre eles. Consta alias que o Sr Pedro Machado Barbosa Schimitd os mauriculou em nome dos herdeiros. Mais que herdeiros são esses que não aparecem!?
Seria bom que se apresentassem. Pois Faustino José Rabello não fez testamentos, e se tem herdeiros não legalizaram os bens do falecido. Faustino faleceu num município de S. Fidelis e os ditos moleques não foram averbados nem matriculados nesse município
C)Lei Áurea-1888
Na última década do período imperial brasileiro o contexto era de instabilidade e tensão social. A questão da escravidão era um ponto importante a ser resolvido e vinha, desde meados do século XIX, causando preocupação e a promoção de leis que tentavam adiar uma solução definitiva, como a Lei Eusébio de Queirós, a Lei do Ventre Livre e especialmente a Lei dos Sexagenários, aprovada apenas três anos antes da Lei Áurea.
4-O que diziam os repugnares anuncios de escravos em jornais do seculo 19?

esse anuncio é repugnante
Comentários
Postar um comentário