TIRADENTES-Dennys-Matheus

1.Museu casa dos contos-ouro preto



2.Escreva explicando sobre o pai de Tiradentes. Domingos da Silva Santos.
Sabemos que Joaquim José da Silva Xavier nasceu no ano de 1746, mas a sua família não teve o cuidado de anotar a data exata do nascimento. Certo mesmo, é que Joaquim José foi batizado pelo padre João Gonçalves Chaves no dia 12 de novembro de 1746 na capela de São Sebastião do Rio Abaixo, que ficava na própria fazenda, filial da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de São João Del Rei. No assento de batismo, consta que o seu padrinho foi o senhor Sebastião Ferreira Leitão e não teve madrinha, que ficou sendo Nossa Senhora da Ajuda. Desconhece-se o motivo pelo qual o batizaram com o nome de Joaquim e pouco se sabe a respeito de sua infância. Seus avós eram portugueses, com exceção de sua avó materna, natural da cidade de São Paulo. Era o quarto filho dos sete que tiveram o casal Domingos da Silva Santos e dona Antônia da Encarnação Xavier.

3.Escreva explicando sobre Sebastião Ferreira Leitão.
Sebastião Ferreira Leitão era dentista e, vendo que o menino se
mostrava bastante interessado na profissão, aos poucos passou a lhe ensinar os rudimentos do ofício.

4.Teria Tiradentes sido o primo pobre?Explique.
Teria Tiradentes sido o “primo pobre” da inconfidência, como afirmam alguns historiadores, que quiseram ver no movimento pela libertação da pátria apenas um enorme calote que senhores abonados da colônia quiseram aplicar na Real Fazenda, quando souberam que teriam parte de suas fortunas confiscadas pela decretação da derrama? Senão, vejamos.

5. 1757.Com a morte do pai,como Tiradentes passou a viver?Explique.
Com a morte de seu pai em 1757, o jovem rapazinho viu-se obrigado a ir atrás de trabalho para ajudar a família. Pouco tempo se dedicou a cultivar a terra, pois não lhe agradava ser lavrador,Decidiu,portanto, morar com o seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que passou a lhe ensinar o ofício dearrancar dentes, como já ficou dito. Na verdade, a profissão de dentista foi uma atividade secundáride Joaquim José da Silva Xavier que, mesmo depois de ter ingressado para a Companhia dos Dragões, continuou a exercê-la sempre que podia. Através dela, conseguia entrar na casa de senhores abastados,tendo acesso a muitas residências onde seus colegas inconfidentes não podiam penetrar. Graças a isso, pôde conhecer muita gente importante e sondar os seus reais interesses quanto ao movimento de libertação da pátria.

6.Tiradentes destacou-se como Alferes?Explique.
Por ser destemido e determinado, destacou-se como alferes, tornando-se um soldado exemplar.
Era ele quem sempre acabava sendo escolhido para ficar com as tarefas mais arriscadas e difíceis. Mesmo assim, em quatorze anos que serviu como alferes, jamais foi promovido, enquanto que outros iam galgando os postos, ainda que tivessem ingressado na carreira militar bem depois dele. É provável que Tiradentes não tenha subido de cargo por ser mazombo, porque os portugueses não apreciavam aideia de serem comandados por brasileiros.

7.E como teria sido a vida amorosa de Tiradentes?
Até onde se sabe, o alferes não foi muito feliz no amor. Ele era bastante mulherengo e teve várias mulheres, mas todos os seus casos foram efêmeros. Gostava das mocinhas trigueiras, sobretudo se fossem novas. 
Porém, não se casou na igreja, permanecendo solteiro por toda a vida.

8.Quem era José Álvares Maciel?explique.
Tendo nascido em Vila Rica no ano de 1760, José Álvares Maciel pertencia a uma das famílias mais ricas e importantes da cidade. Seu pai era o capitão-mor José Álvares Maciel, homônimo do filho, e sua mãe Dona Juliana Francisca de Oliveira Leite

9.gente instruída e abastada. Se a independência fosse proclamada. O que alegavam?  
Queremos a pátria independente, a cultura livre, a exploração livre, a
abolição dos impostos, que são o cativeiro e o roubo, a Universidade, e conosco a
Justiça, a Administração e o Governo.

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

Revolução Farroupilha - Marina Borges

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória