TIRADENTES-DIEGO E PABLO

1-MUSEU CASA DOS INCONFIDENTES-OURO PRETO

O Museu Casa dos Inconfidentes é o único museu municipal de Ouro Preto. Inaugurado em 2010, a casa, que antes funcionava como alojamento para hóspedes da Prefeitura, agora abriga acervo mobiliário que visa demonstrar aos visitantes parte do cotidiano de uma residência da Ouro Preto oitocentista.
O Museu conta com uma programação extensa e inovadora, promovendo ações culturais que valorizem a comunidade ouro-pretana. Dentre as atividades a serem realizadas estão oficinas variadas, palestras, tardes culturais e outros eventos voltados, sobretudo, à comunidade local.



2-Escreva explicando sobre o pai de Tiradentes.Domingos da silva santos
Filho do português Domingos da Silva Santos, proprietário rural, e da brasileira Antônia da Encarnação Xavier, o quarto dos sete irmãos, ficou órfão aos 11 anos, não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um padrinho, que era cirurgião.
3- escreva explicando sobre sebastião ferreira leitão
Sebastião era um cirurgião dentista, e foi através dele que Tiradentes passou a se dedicar à profissão que lhe rendeu o apelido. Ele também trabalhou como minerador e mascate, e graças aos conhecimentos que adquiriu, tornou-se perito em reconhecer terrenos e em explorar seus recursos.
4-teria Tiradentes sido o primo pobre?explique.
não. Ele então ficou sob os cuidados de um primo que era dentista. Em pouco tempo ele se apaixonou por essa profissão e decidiu seguir a mesma carreira que seu primo. É aí que encontramos o motivo do apelido “Tiradentes”. Além disso, ele também foi sócio de uma botica que dava assistência aos pobres na Ponte do Rosário, foi minerador e ainda exerceu algumas práticas farmacêuticas.
5-1757.com a morte do pai como Tiradentes passou a viver?explique
Em 1751, morre sua mãe e, em 1757, seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de seu tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista. Trabalhou como mascate (mercador ambulante) e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes.



6-Tiradentes destacou se como alferes?explique
Tiradentes se uniu ao regimento dos Dragões de Minas Gerais como alferes em 1775, mas desistiu da carreira militar em 1787 e foi para o Rio de Janeiro. Na nova cidade, conheceu líderes de um movimento de independência. Ao voltar a Minas já tinha planos de transformar São João Del Rei na capital do País, libertar escravos nascidos no Brasil, mudar o governo para um república, entre outros sonhos.

7-E como teria sido a vida amorosa do Tiradentes?

O alferes faltou com sua palavra de honra ao acenar com promessas de casamento que não foram cumpridas. A jovem, com idade entre 16 e 17 anos, quando engravidou, viu seu sonho de casar desmoronado, principalmente quando Tiradentes, um homem com mais de 40 anos, após regressar de viagem pelo interior de Minas Gerais, desgostou-se com o comportamento de Antônia e rompeu a promessa do matrimônio, deixando para a filha e a sogra uma casa na Rua da Ponte Seca, além da escrava Maria. Não se sabe ao certo que tipo de comportamento teria irritado tanto o alferes a ponto de abandonar a amásia e a filha. Entretanto, acredita-se que algum ato libidinoso talvez tenha sido o responsável pela fúria do alferes com sua amante.

8-Quem era José Álvares Maciel?Explique

Intelectual mineiro (1761-1804). Participa da Inconfidência Mineira, sendo julgado e condenado ao degredo perpétuo. Nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, desde cedo liga-se à maçonaria. Forma-se em filosofia pela Universidade de Coimbra e passa um ano e meio estudando química e mineralogia em Londres.

9-Gente instruída e abastada.Se a independência fosse proclamada.O que alegavam?
A questão da independência tornou-se uma ideia fixa na mente de Joaquim José
da Silva Xavier, embora ele já meditasse com frequência sobre o assunto anteriormente. Encontra-se
outras vezes com José Álvares Maciel no Rio de Janeiro. Numa delas, o alferes leva o amigo para
ver os rios Andaraí e Maracanã, de onde pretende fazer a captação das águas para o abastecimento
da cidade. Maciel o anima, afirmando que se trata de uma obra impressionante.



Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

Revolução Farroupilha - Marina Borges

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória