TIRADENTES - Maria Eduarda Barcelos e Jordana

1- A História de Aleijadinho.

Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, nasceu na cidade mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto. Há controvérsias sobre sua data de nascimento, mas a maioria dos pesquisadores dizem que ele nasceu em 29 de agosto de 1730.                                                                      Filho do português Manuel Francisco Lisboa, mestre de carpintaria, que chegou a Minas Gerais em 1728, e de uma escrava chamada Isabel.                                                                Aleijadinho estudou as primeiras letras, latim e música com alguns padres de Vila Rica. Aprendeu a esculpir ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande quantidade de imagens religiosas.


Resultado de imagem para aleijadinho 2- Escreva explicando sobre o pai de Tiradentes. Domingos da Silva Santos. Pág 39


O agricultor prosperou, passando a se dedicar também à mineração. Em pouco tempo, já possuía 35 escravos, embora não chegasse a ser rico. Com a consequente melhora de vida, Domingos resolveu se aventurar na política, tendo sido eleito para o cargo de vereador da Câmara de São José Del Rei entre 1755 e 1757. Também ocupou o cargo de almotacé, um importante posto de fiscal na época do Brasil colônia, função só exercida por pessoas de total confiança pelos membros do Senado da Câmara.

3- Escreva explicando sobre Sebastião Ferreira Leitão. Pág 40

Sebastião Ferreira Leitão era dentista e, vendo que o menino se mostrava bastante interessado na profissão, aos poucos passou a lhe ensinar os rudimentos do ofício. Dizem que ele se dedicou com tal afinco a este trabalho, que logo já era capaz de arrancar dentes com bastante ligeireza e fazia próteses muito semelhantes a dentes verdadeiros. Foi uma atividade que desempenhou ao longo de toda a sua vida, mesmo quando exercia as funções de alferes na Companhia dos Dragões. Muitas vezes, tratava seus pacientes sem nada lhes cobrar, bastando para si apenas a certeza de que estava levando alívio e conforto aos seus semelhantes.

4- Teria Tiradentes sido o primo pobre? Explique. Pág 41


Teria Tiradentes sido o único primo pobre da inconfidência, como afirmam alguns historiadores, que quiseram ver no movimento pela libertação da pátria apenas um enorme calote que senhores abonados da colônia quiseram  aplicar na Fazenda Real, quando souberam que teriam parte de suas fortunas confiscadas pela decretação da derrama.

 Resultado de imagem para tiradentes
5- 1757. Com a morte do pai como Tiradentes passou a viver? Explique. Pág 42


Com a morte de seu pai em 1757, o jovem rapazinho viu-se obrigado a ir atrás de trabalho para ajudar a família. Pouco tempo se dedicou a cultivar a terra, pois não lhe agradava ser lavrador. Decidiu, portanto, morar com o seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que passou a lhe ensinar o ofício de arrancar dentes, como já ficou dito. Na verdade, a profissão de dentista foi uma atividade secundária de Joaquim José da Silva Xavier que, mesmo depois de ter ingressado para a Companhia dos Dragões, continuou a exercê-la sempre que podia.

6- Tiradentes destacou-se como Alferes? Explique. Pág 43

Por ser destemido e determinado, destacou-se como alferes, tornando-se um soldado exemplar.
Era ele quem sempre acabava sendo escolhido para ficar com as tarefas mais difíceis e arriscadas. Mesmo assim, em quatorze anos como alferes, jamais foi promovido, enquanto que outros iam galgando os postos, ainda que tivessem ingressado na carreira militar bem depois dele.

7- E como teria sido a vida amorosa de Tiradentes? Pág 44


Ele era bastante mulherengo e teve várias mulheres, mas todos os seus casos foram efêmeros. Gostava das mocinhas trigueiras, sobretudo se fossem novas. Porém, não se casou na igreja, permanecendo solteiro por toda a vida.

8- Quem era José Álvares Maciel? Explique. Pág 46



José Alvares Maciel foi um engenheiro e político brasileiro.
Filho do capitão-mor de Vila Rica, José Alves Maciel e Juliana Francisca De Oliveira, filha de  Maximiniano de Oliveira Leite . Aos vinte e um anos de idade seguiu para a Universidade de Coimbra a fim de seguir o curso de Filosofia Natural, onde se destacou, sendo encarregado por Domingos Vandelli de realizar pesquisas mineralógicas na serra da Estrela. Concluído o curso, seguiu para a Inglaterra para estudar as indústrias de Birminghan nomeadamente as siderurgias e as manufaturas têxteis, tendo entrado em contato não apenas com industriais e técnicos, mas também com as idéias do liberalismo e da maçonaria.

9- Gente instruída e abastada. Se a independência fosse proclamada. O que alegavam? Pág 49

"Queremos a pátria independente, a cultura livre, a exploração livre, a abolição dos impostos, que são o cativeiro e o roubo, a Universidade, e conosco a Justiça, a Administração e o Governo".



Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

Revolução Farroupilha - Marina Borges

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória