Revolução farroupilha
1- O que reivindicavam os estancieiros gaúchos? Explique.
Reivindicavam maior autonomia provincial e o fim dos altos impostos sobre o charque gaúcho, que não tinha condições de competir com o da região platina.
2- O que fizeram as tropas de Bento Gonçalves, em 1835?
Depois de alguns confrontos localizados, a rebelião, que durou de 1835 até 1845, ganhou força quando as tropas de Bento Gonçalves, o principal líder do movimento, tomaram a cidade de Porto Alegre, em 1835, depondo o presidente da província.
3- Explique sobre a proclamação república Rio-Grandense?
Um ano depois, os revoltosos proclamaram a República Rio-Grandense, cuja primeira sede foi estabelecida na Vila Piratini.
4- Explique sobre 1839 e a república juliana.
Em 1839, os farrapos procuraram estender o movimento até Santa Catarina, onde, com o auxílio de Davi Canabarro e do italiano Giuseppe Garibaldi, foi proclamada a República Juliana. Essa República, porém, proclamada na cidade portuária de Laguna, Vigorou apenas por quatro meses depois de ser extinta pelas tropas legalista.
5- Sobre a constituição da república Rio-Grandense. O que estava contido nela? Explique.
A constituição dos revoltosos partia do princípio da divisão dos três poderes políticos- Executivo, Legislativo e judiciário-, dando maior preponderância ao senado. Além disso, tratava da segurança e garantias individuais, da liberdade de imprensa, da liberdade de indústria e comércio e da instrução primária gratuita.
6- Por que o apelido "farroupilha" ?
Foi dado ao movimento por seus adversários, numa referência ao fato de muitos liberais exaltados serem indivíduos sem posses, às vezes maltrapilhos, esfarrapados.
7- Explique sobre a paz de poche verde.
As sucessivas vitória das tropas imperiais levaram os revoltosos a assinar um acordo de pacificação final, em 1845, a chamada Paz de ponche Verde.
Comentários
Postar um comentário