1) O que foi a Regência Trina permanente?
Em 1831, D. Pedro I abdicou ao poder, porém seu filho tinha apenas 3 anos. Logo, entre 1831 e 1840, o Brasil foi governado por um sistema regencial. Depois de três meses de uma Regência provisória, em junho de 1831 teve início a Regência Trina permanente, eleita pela Assembléia-Geral (formado pelos deputados e senadores) com duração de quatro anos, ela governou o país até 1835.2) O que foi o ato adicional de 1834? Explique?
O Ato Adicional de 1834 foi uma medida legislativa tomada durante a Regência Trina Permanente, contemplando os interesses dos grupos liberais. O Ato Adicional alterava a Constituição de 1824 e foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político central.
3) Explique sobre o clube da maioridade. 1840:
Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos. Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para Dom Pedro II para que esse, embora inexperiente, pudesse pôr fim a disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo como: Guerra dos farrapos, Sabinada, Cabanagem, Revolta dos Malês e Balaiada.
Para auxiliar o novo imperador do país, foi instaurado o Ministério da Maioridade, de orientação liberal, conhecido como o Ministério dos Irmãos, pois era formado, entre outros, pelos irmãos Antônio Carlos e Martim Francisco de Andrada e os irmãos Cavalcanti, futuros Viscondes de Albuquerque e de Suassuna.
4) quem foi o que fez D. Pedro II?
alcunhado o Magnânimo,foi o segundo e último Imperador do Império do Brasil durante 58 anos de 1831 até sua deposição em 1889.Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do imperador Pedro I do Brasil e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria e, portanto, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.
5) Inserir duas imagens com legenda.

Dom Pedro II.

Dom Pedro II.
Comentários
Postar um comentário