Elabore bem as 2 perguntas e que as respostas sejam completas de no mínimo 5 linhas em fonte arial tamanho normal.
A) Insurreição Malê:
A) O que constituiu a revolta malê?
Constituiu numa sublevação de caráter social, de escravos africanos. À etnia nagô (também conhecidos como iorubás) coube o papel preponderante: nagôs islamizados não só constituíram a maioria dos combatentes, como a maioria dos líderes. Mais de 80% dos réus escravos em 1835 eram nagôs, sendo eles apenas 30% dos africanos.
B) O que a identidade étnica e religiosa desempenharam?
A identidade étnica e religiosa desempenharam papel crucial para deslanchar o movimento. A maioria dos muçulmanos que viviam na Bahia era nagô. Embora outros grupos, como os hauçás também fossem islamizados, coube aos nagô o predomínio no movimento. Eram nagôs os seguintes líderes: os escravos Ahuna, Pacifico Licutan, Sule ou Nicobé, Dassalu ou Damalu e Gustard. Também nagô era o liberto Manuel Calafate. Os outros eram o escravo tapa Luís Sanim e o liberto hauçá Elesbão do Carmo ou Dandará, que negociava com fumo.
B) A Sabinada:
A) O que os conflitos estabeleceram?
Durante o Período regencial (1831-1840), os conflitos se estabeleceram em torno da questão da centralização monárquica e do federalismo republicano, mobilizando principalmente setores das camadas médias urbanas - comerciantes, profissionais liberais e oficiais militares. Entre os primeiros meses do ano de 1831 algumas dessas manifestações requeriam que fossem tomadas decisões contra os portugueses, considerando-os como "inimigos".
B) O edifício da câmara municipal foi ocupada por quem?
foi ocupada pelos revoltosos, tendo à frente Francisco Sabino Vieira, o político João Carneiro da Silva Rego e os militares José Duarte da Silva e Luiz Antônio Barbosa de Almeida. Na ocasião Francisco Sabino propôs que o nascente Estado republicano tivesse como presidente o advogado Inocêncio da Rocha Galvão, então exilado nos Estados Unidos, e como vice-presidente João Carneiro Rego.
C) A Balaiada:
A) porque a revolta tomou esse nome?
A revolta tomou o nome de Balaiada porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado uma de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma.
B) qual foi a principal causa da revolta?
A principal causa da revolta foi a detenção do irmão do vaqueiro Raimundo Gomes, o Cara Preta[2], acusado pelo sub-prefeito da Vila da Manga [1] (atual Nina Rodrigues)[carece de fontes], José Egito, um cabano. No dia 13 de dezembro de 1838, Raimundo Gomes, com nove outros homens, invadiu o edifício da cadeia pública da povoação e libertou-o, reforçando seu grupo com os prisioneiros soltos e vinte e dois soldados encarregados da segurança policial da Vila.[1]
D) A Cabanagem:
A) quem resultou a tomada de poder da província do Grão-Pará ?
Foi a primeira rebelião popular que resultou na tomada de poder da província do Grão-Pará, que corresponde a toda a região Norte do Brasil atual.
B) Quanto tempo durou o movimento?
O início do movimento, durou 1835-1840, decorreu das disputas entre os comerciantes, vistos como aliados dos portugueses favoráveis à centralização política, e o pequeno e pouco organizado grupo dos proprietários de terras.
Comentários
Postar um comentário