PERSONAGENS NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Resultado de imagem para d joao vi foto e legenda
D.João VI em seu reino.

            

Trabalho dos alunos:
Rafael L. Rosa
Leopoldo B.Cassel








1-Quem foi onde nasceu?Quem eram seus pais?Como foi sua vida?


a)D.João VI; Foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822, de facto, e desde 1822 até 1825, de jure. Desde 1825 foi rei de Portugal até sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido seu filho D. Pedro o imperador do Brasil de facto. Dom João VI (1767-1826) nasceu em Lisboa no dia 13 de maio de 1767, no Palácio Real da Ajuda. Era filho de D. Pedro III e D. Maria Izabel. Em 8 de maio de 1785 casa-se com D. Carlota Joaquina, filha de Carlos IV, rei da Espanha. Teve nove filhos, entre eles, Pedro, futuro Imperador do Brasil. Com a morte de seu irmão mais velho, Dom João torna-se herdeiro da coroa portuguesa. No dia 10 de fevereiro de 1792, com a insanidade mental de sua mãe confirmada, passa a governar o País. Só foi nomeado Príncipe Regente no dia 13 de julho de 1799. 



b)Carlota Joaquina; Carlota Joaquina (1775-1830) foi Rainha Consorte de Portugal, esposa do Rei Dom João VI. Foi Rainha Consorte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Carlota Joaquina (1775-1830) nasceu em Aranjuez, Espanha, no dia 25 de abril de 1775. Filha de Carlos IV e de D. Maria Luísa de Parma, Reis da Espanha. No dia 8 de maio de 1785, com apenas 10 anos de idade, a infanta da Espanha se casa com o príncipe Dom João de Bragança, depois de 2 anos de negociações, para selar a amizade entre os reis de Portugal, Dom Pedro III e Dona Maria I com os reis da Espanha.
Resultado de imagem para carlota joaquina foto
Carlota Joaquina com 10 anos de idade em 1785
c)José Bonifácio; José Bonifácio (1763-1838) foi o Patriarca da Independência. Lutou como soldado contra as tropas de Napoleão. Foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, foi vice-presidente da província de São Paulo e Ministro do Príncipe Regente D. Pedro. José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) nasceu em Santos, São Paulo, no dia 13 de Junho de 1763. Filho de Bonifácio José Ribeiro de Andrada com sua prima Maria Barbara da Silva. Terminou seus estudos preliminares com 14 anos de idade, sendo levado para São Paulo, onde estudou francês, lógica, retórica e metafísica, com o Bispo Manuel da Ressurreição. Concluído os estudos, foi para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para Portugal. No dia 30 de outubro de 1783 matricula-se na Faculdade de Direito de Coimbra. Estuda também filosofia, história, química e matemática.

Resultado de imagem para d joao vi foto e legenda
José Bonifácio no seu cavalo
d)D.Pedro I; Dom Pedro I (1798-1834) foi o primeiro Imperador do Brasil. Outorgou a primeira Constituição brasileira, que vigorou de 1824 até 1889 com o fim do Império. Dom Pedro I (1798-1834) nasceu no Palácio de Queluz, Portugal, no dia 12 de outubro de 1798. Filho de Dom João e de Dona Carlota Joaquina de Bourbon passou seus primeiros anos no Palácio de Queluz, cercado de governantas e professores. No dia 7 de março de 1808, com 9 anos de idade, chegou ao Brasil, junto com a família real que fugindo das tropas napoleônicas instalou-se no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista.
Resultado de imagem para d. pedro I foto
Retrato do imperador d.Pedro II quando jovem

2-Inserir uma imagem sobre cada personagem.


3-Recomendar livro sobre: Vinda da Família Real
Descrição do livro:'A Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil', de Thomas O'Neil, é um pequeno e precioso livro publicado em Londres, em 1810, e que só agora ganha, pela Editora José Olympio, uma edição brasileira - traduzida a partir de um exemplar da biblioteca de José Mindlin. É um relato detalhado e vivo de uma viagem que, nas palavras autor, foi planejada 'devido ao brutal e implacável espírito de domínio que tomou conta da mente demoníaca do arquiinimigo do mundo, Bonaparte'. Do embarque no cais de Belém à chegada e a estada no Rio de Janeiro, o texto não deixa de lado as descrições de paisagens e pessoas que recepcionaram D. João VI e sua corte. O livro apresenta detalhes sobre o império no Rio de Janeiro, a única cidade no mundo fora da Europa a ter tal forma de governo. Explora todas as transformações vivenciadas de 1815 a 1821, além da vinda e permanência da Corte portuguesa durante 13 anos em terras tropicais.Além de testemunho importante de um momento histórico que mudou o Brasil, A Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil é também um livro de aventuras - uma aventura que começa e termina com fatos e personagens que não estão em suas páginas, mas que a antropóloga Lília Moritz Schwarcz evoca ou recorda no excelente ensaio introdutório que escreveu para esta edição.


4-Inserir do youtube um filme ou documentário sobre: A vinda da família real, ou brasil colônia ou Independência do brasil.

Chegada da Família Real Portuguesa - Dom João no Brasil

5-Quem eram as esposas (mulheres) de Dom Pedro l . Escreva sobre a vida de cada uma.


Domitila – como foi batizada – ou Titília como chamada em casa, última filha do coronel reformado João de Castro Canto e Mello e Escolástica Bonifácia de Toledo Ribas, nasceu a 27 de dezembro de 1797, na então pequena São Paulo. Contrariamente a muitas de suas contemporâneas, foi alfabetizada. Aos 16 anos, se casou com um oficial do II Esquadrão do Corpo de Dragões de Vila Rica, o alferes Felício Pinto Coelho de Mendonça.
Muita gente estava a par das façanhas amorosas do jovem conquistador, mas depois de demoradas negociações diplomáticas, estava a caminho do Brasil a Arquiduquesa Carolina Josefa Leopoldina, filha do imperador da Áustria, que fora a escolhida para esposa de Dom Pedro. Casam-se no dia 5 de novembro de 1817, e juntos tiveram sete filhos.
No dia 28 de agosto de 1828, casa-se com Amélia de Leuchtenberg. Aos poucos, Dom Pedro foi perdendo o prestígio. Os constantes atritos com a assembleia, a demasiada atenção dada às questões portuguesas, a crescente interferência de sua amante, a Marquesa de Santos, nos negócios do Governo o tornou impopular aos olhos dos súditos. Após quase nove anos como Imperador do Brasil, abdicou do trono, no dia 7 de abril de 1831, em favor de seu filho Pedro, então com cinco anos de idade.
Resultado de imagem para Quem eram as esposas de Dom Pedro l

Comentários

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

Revolução Farroupilha - Marina Borges

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória