Luis e João Marques


 Personagens na Independência do Brasil 


1- Quem foi onde nasceu? Quem eram seus pais? Como foi sua vida?


A) D.João VI; (nome completo: João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança) (Lisboa13 de maio de 1767 — Lisboa, 10 de março de 1826), cognominado O Clemente, foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822de facto, e desde 1822 até 1825de jure. Desde 1825 foi rei de Portugal até sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido seu filho D. Pedro o imperador do Brasil de facto

B) Carlota Joaquina; Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Bourbon (Aranjuez25 de abril de 1775 — Queluz7 de janeiro de 1830) foi uma infanta da Espanha e rainha consorte de Portugal, Brasil e Algarves. Primogênita de Carlos IV da Espanha, e da rainha Maria Luísa de Parma, casou-se em maio de 1785, aos dez anos de idade, com o então senhor do infantado e duque de Beja (que subiria ao trono em 1816 com o título de D. João VI), numa tentativa de cimentar laços entre as duas coroas ibéricas.

C) José Bonifácio; José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763  Niterói, 6 de abril de 1838[1]) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.
Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos negócios estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora.

D) D.Pedro I; Pedro I & IV (Queluz12 de outubro de 1798 – Queluz, 24 de setembro de 1834), apelidado de "o Libertador" e "o Rei Soldado",[nota 1] foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa a infanta Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim um membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para a colônia do Brasil.



                           2- Recomendar um Livro Sobre: Vinda da Família Real




Resultado de imagem para a vinda da familia real livro


Origem: NACIONAL
Editora: JOSE OLYMPIO-
Edição: 1
Assunto: História - História do Brasil
Idioma: PORTUGUÊS

Ano: 2007
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788503009720
ISBN: 8503009722
Encadernação: BROCHURA
Altura: 14,00 cm

Largura: 21,00 cm
Peso: 0,16 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 128


           3-Inserir uma imagem sobre cada personagem

Resultado de imagem para d joao vi
D.João VI;




Resultado de imagem para carlota joaquina


















Carlota Joaquina;





Resultado de imagem para jose bonifacio




















José Bonifácio;



Resultado de imagem para dom pedro 1




















D.Pedro I;



4- Inserir um filme do youtube sobre; A Vinda da Família Real




5-Quem eram as esposas (mulheres) de D.Pedro I. Escreva sobre a vida de cada uma?

DONA LEOPOLDINA:A princípio, os dois esposos viveram em harmonia. Com o passar do tempo, as infidelidades de Dom Pedro ficavam cada vez mais evidentes.
A gota d’água, porém, foi o relacionamento entre Dom Pedro I e Domitila de Castro, nomeada Marquesa de Santos. Longe de escondê-lo, Dom Pedro I instalou toda a família de sua amante perto da residência oficial, o Palácio de São Cristóvão.
As sucessivas gestações e o desgosto causado por esta situação teriam agravado a saúde da Imperatriz Leopoldina.
O falecimento da Imperatriz, em 11.12.1826, causou uma enorme comoção popular e seu enterro foi seguido por milhares de pessoas.
DOMITILA DE CASTRO:Em 1833, a Marquesa passou a viver com o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, casando-se com ele em 1842, e tendo 4 filhos.
Durante anos a Marquesa levou uma agitada vida social, e sua casa foi o centro da sociedade paulistana, onde reunia artistas e promovia saraus literários, bailes animados e inclusive bailes de máscaras.
A casa onde ela morou em São Paulo ainda existe, e hoje é um museu aberto à vistação, com o nome de Solar da Marquesa de Santos. Voce pode visitar em www.museudacidade.sp.gov.br/solar-imagen
Quando idosa, a Marquesa mostrou-se uma senhora caridosa e devota. Socorria pessoas desamparadas, fez caridade protegendo miseráveis e famintos, cuidou de doentes e ajudou estudantes da famosa e tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco localizada no centro de São Paulo.
Seu corpo está sepultado no Cemitério da Consolação, cemitério este que se localiza em terras que a ela pertenceram, e por ela foram doadas para a criação do cemitério



Comentários

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

Revolução Farroupilha - Marina Borges

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória