PERSONAGENS NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
1-Quem foi?onde nasceu?quem eram seus pais?como foi sua vida?
A)D.João VI;
Dom João VI (1767-1826) nasceu em Lisboa no dia 13 de maio de 1767, no Palácio Real da Ajuda. Era filho de D. Pedro III e D. Maria Izabel. Em 8 de maio de 1785 casa-se com D. Carlota Joaquina, filha de Carlos IV, rei da Espanha. Teve nove filhos, entre eles, Pedro, futuro Imperador do Brasil. Com a morte de seu irmão mais velho, Dom João torna-se herdeiro da coroa portuguesa. No dia 10 de fevereiro de 1792, com a insanidade mental de sua mãe confirmada, passa a governar o País. Só foi nomeado Príncipe Regente no dia 13 de julho de 1799.
B)Carlota Joaquina;
Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Bourbon (Aranjuez, 25 de abril de 1775 — Queluz, 7 de janeiro de 1830) foi uma infanta da Espanha e rainha consorte de Portugal, Brasil e Algarves. Primogênita de Carlos IV da Espanha, e da rainha Maria Luísa de Parma, casou-se em maio de 1785, aos dez anos de idade, com o então senhor do infantado e duque de Beja (que subiria ao trono em 1816 com o título de D. João VI), numa tentativa de cimentar laços entre as duas coroas ibéricas.
C)José Bonifácio;
José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) nasceu em Santos, São Paulo, no dia 13 de Junho de 1763. Filho de Bonifácio José Ribeiro de Andrada com sua prima Maria Barbara da Silva. Terminou seus estudos preliminares com 14 anos de idade, sendo levado para São Paulo, onde estudou francês, lógica, retórica e metafísica, com o Bispo Manuel da Ressurreição. Concluído os estudos, foi para o Rio de Janeiro, de onde seguiu para Portugal. No dia 30 de outubro de 1783 matricula-se na Faculdade de Direito de Coimbra. Estuda também filosofia, história, química e matemática.
D)D.Pedro I;
Dom Pedro I (1798-1834) nasceu no Palácio de Queluz, Portugal, no dia 12 de outubro de 1798. Filho de Dom João e de Dona Carlota Joaquina de Bourbon passou seus primeiros anos no Palácio de Queluz, cercado de governantas e professores. No dia 7 de março de 1808, com 9 anos de idade, chegou ao Brasil, junto com a família real que fugindo das tropas napoleônicas instalou-se no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista.
2-Inserir uma imagem sobre cada personagem.
3-Recomendar um livro sobre:
A)vinda da família real;franca,jean Marcel Carvalho.A vinda da família real portuguesa para o Brasil. José Olympio (25 de outubro de 2007).
B)Brasil colonia;Mesgravis,Laima.História do Brasil colonia.Contexto; Edição: 1ª (17 de agosto de 2015).
4- Inserir do youtube um filme sobre:A vinda da família real,ou Brasil Colonia ou independencia do Brasil.
Filme :independencia ou morte-1972
5-Quem eram as esposas(mulheres)de D.Pedro I.Escreva sobre a vida de cada uma.
DONA LEOPOLDINA:A princípio, os dois esposos viveram em harmonia. Com o passar do tempo, as infidelidades de Dom Pedro ficavam cada vez mais evidentes.
A gota d’água, porém, foi o relacionamento entre Dom Pedro I e Domitila de Castro, nomeada Marquesa de Santos. Longe de escondê-lo, Dom Pedro I instalou toda a família de sua amante perto da residência oficial, o Palácio de São Cristóvão.
As sucessivas gestações e o desgosto causado por esta situação teriam agravado a saúde da Imperatriz Leopoldina.
O falecimento da Imperatriz, em 11.12.1826, causou uma enorme comoção popular e seu enterro foi seguido por milhares de pessoas.
DOMITILA DE CASTRO:Em 1833, a Marquesa passou a viver com o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, casando-se com ele em 1842, e tendo 4 filhos.
Durante anos a Marquesa levou uma agitada vida social, e sua casa foi o centro da sociedade paulistana, onde reunia artistas e promovia saraus literários, bailes animados e inclusive bailes de máscaras.
A casa onde ela morou em São Paulo ainda existe, e hoje é um museu aberto à vistação, com o nome de Solar da Marquesa de Santos.
Quando idosa, a Marquesa mostrou-se uma senhora caridosa e devota. Socorria pessoas desamparadas, fez caridade protegendo miseráveis e famintos, cuidou de doentes e ajudou estudantes da famosa e tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco localizada no centro de São Paulo.
Seu corpo está sepultado no Cemitério da Consolação, cemitério este que se localiza em terras que a ela pertenceram, e por ela foram doadas para a criação do cemitério.
Comentários
Postar um comentário