Abolição
1-Do que se tratava a Lei Bill Aberdeen de 1845?Explique.
A Lei Bill Aberdeen (em inglês “Slave Trade Suppression Act” ou “Aberdeen Act”) foi promulgada em 08 de agosto de 1845 pela Inglaterra proibindo o tráfico de escravos africanos. Recebe esse nome em homenagem ao Ministro Britânico das Relações Exteriores: Lord Aberdeen.
Ela proibiu a rota de escravos que saiam da África e chegavam ao continente americano, contribuindo assim, com as leis abolicionistas no país que objetivavam a libertação do trabalho escravo.
2-Do que se tratava a Lei Eusébio de Queirós , em 1850?Explique.
fim do tráfico do escravos, resumo, influência da Grã-Bretanha. A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. ... A Lei Eusébio de Queirós não surtiu efeitos imediatos.
3-O que diziam os jornais sobre:
A)Lei do Ventre-1871
B)Lei dos Sexagenários-1885
Na Lei dos Sexagenarios; tem ella quatro filhos por nomes:Honorio, Arthur, Henriqueta e Julia. E que estão em poder que alguém que não tem direto sobre elles. Consta aliás que o Sr. Pedro Machado Barbosa Schmidt os mariculou em nome dos herdeiros, mas que herdeiros são esses que não apparecem!?
C)Lei Áurea-1888
Na última década do período imperial brasileiro o contexto era de instabilidade e tensão social. A questão da escravidão era um ponto importante a ser resolvido e vinha, desde meados do século XIX, causando preocupação e a promoção de leis que tentavam adiar uma solução definitiva, como a Lei Eusébio de Queirós, a Lei do Ventre Livre e especialmente a Lei dos Sexagenários, aprovada apenas três anos antes da Lei Áurea.
4-O que diziam os repugnantes anúncios do século XIX?
Abolida em 1888 e considerada uma das grandes contribuições para a queda do Império do Brasil no ano seguinte, a escravidão foi o fato mais obscuro da história do Brasil onde índios e, principalmente, negros eram tratados como animais e sem qualquer direito civil. Pessoas compravam, emprestavam e até alugavam escravos, em uma atividade que movimentava a economia brasileira no século 19.
Comentários
Postar um comentário