TIRADENTES-ARTHUR E FILIPPI

1-A História da cidade de Diamantina-MG.


  Na época, a região chamada de Arraial do Tijuco, passou a chamar-se de Distrito Diamantino, em um regime diferente do restante do Brasil, administrado por um Contratador, que era o homem mais rico do Brasil Colônia.
  Em Diamantina, acontece uma das mais famosas histórias de amor no Brasil Colônia, entre a negra Chica da Silva e o Contratador João Fernandes de Oliveira.

2-Escreva explicando sobre pai de Tiradentes. Domingos da Silva Santos.

O agricultor prosperou, passando a se dedicar também à mineração. Em pouco tempo, já possuía 35 escravos, embora não chegasse a ser rico. Com a consequente melhora de vida, Domingos resolveu se aventurar na política, tendo sido eleito para o cargo de vereador da Câmara de São José Del Rei entre 1755 e 1757. Também ocupou o cargo de almotacé, um importante posto de fiscal na época do Brasil colônia, função só exercida por pessoas de total confiança pelos membros do Senado da Câmara. Aos almotacés cabia fixar e taxar os preços dos gêneros alimentícios, cuidar da distribuição dos mantimentos e zelar pela exatidão de pesos e medidas.

3-Escreva explicando sobre Sebastião Ferreira Leitão. 


Sebastião Ferreira Leitão era dentista e, vendo que o menino se mostrava bastante interessado na profissão, aos poucos passou a lhe ensinar os rudimentos do ofício. Dizem que ele se dedicou com tal afinco a este trabalho, que logo já era capaz de arrancar dentes com bastante ligeireza e fazia próteses muito semelhantes a dentes verdadeiros. Foi uma atividade que desempenhou ao longo de toda a sua vida, mesmo quando exercia as funções de alferes na Companhia dos Dragões. Muitas vezes, tratava seus pacientes sem nada lhes cobrar, bastando para si apenas a certeza de que estava levando alívio e conforto aos seus semelhantes.

4-Teria Tiradentes sido o primo pobre ? Explique.
Teria Tiradentes sido o “primo pobre” da inconfidência, como afirmam alguns historiadores, que quiseram ver no movimento pela libertação da pátria apenas um enorme calote que senhores abonados da colônia quiseram aplicar na Real Fazenda

5-1757.Qual a morte do pai, como Tiradentes começou a viver? Explique.
O jovem rapazinho viu-se obrigado a ir atrás de trabalho para ajudar a família. Pouco tempo se dedicou a cultivar a terra, pois não lhe agradava ser lavrador. Decidiu, portanto, morar com o seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que passou a lhe ensinar o ofício de arrancar dentes, como já ficou dito. Na verdade, a profissão de dentista foi uma atividade secundária de Joaquim José da Silva Xavier que, mesmo depois de ter ingressado para a Companhia dos Dragões, continuou a exercê-la sempre que podia

6-Tiradentes destacou-se como Alferes? Explique.
 Tiradentes teria passado antes por cargos inferiores, como cabo, furriel e sargento até ser promovido a alferes em 1776, quando foi criado o Regimento de Cavalaria Regular, pela junção das antigas Companhias de Dragões. Outros historiadores alegam que ele entrou para a carreira militar já no posto de alferes e nisto parou, sem jamais ter sido promovido. 

7-E como teria sido a vida amorosa do Tiradentes ?
Até onde se sabe, o alferes não foi muito feliz no amor. Ele era bastante mulherengo e teve várias mulheres, mas todos os seus casos foram efêmeros. Gostava das mocinhas trigueiras, sobretudo se fossem novas. Porém, não se casou na igreja, permanecendo solteiro por toda a vida. De acordo com o cônego Luís Vieira da Silva, um dos personagens mais importantes da inconfidência mineira, Joaquim José adorava frequentar prostíbulos e vivia prometendo prêmios futuros para as meretrizes, tão logo a república se formasse no Brasil, talvez para conseguir favores sexuais sem precisar pagar.

8-Quem era José Álvares Maciel ? Explique 
Intelectual mineiro (1761-1804). Participa da Inconfidência Mineira, sendo julgado e condenado ao degredo perpétuo. Nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, desde cedo liga-se à maçonaria. Forma-se em filosofia pela Universidade de Coimbra e passa um ano e meio estudando química e mineralogia em Londres.
No final da década de 1780 começa a participar de reuniões de conspiração contra o sistema colonial português. É a primeira pessoa a ser convencida por Tiradentes da possibilidade de proclamar a independência da metrópole. Após a vitória da conspiração, ficaria encarregado de chefiar a fabricação de manufaturas no país independente.
Com a prisão dos inconfidentes, inicialmente nega sua participação na conjuração. Em seu segundo depoimento afirma que Tiradentes fora o idealizador do movimento separatista. Condenado à morte, tem a pena comutada em degredo, partindo para Angola em 1792. Lá fica amigo do governador, passando a explorar minas de ferro, e se torna dono das mais importantes fábricas de fundição da região.

9-Gente instruída e abastada.Se a independência fosse proclamada. O que alegavam?
Se decidiram se aventurar em empresa tão arriscada, pois o crime de lesa-majestade era o mais grave que um súdito poderia cometer, é porque estavam desesperados. Embora ricos, quase todos deviam altas somas à Coroa, em virtude dos quintos e outros impostos. Se a independência fosse proclamada, eles imaginavam que suas dívidas seriam perdoadas pela nova república

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

Revolução Farroupilha - Marina Borges

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória