Revolução Farroupilha- Maria Eduarda Barcelos e Eduarda Rosa

        Revolução Farroupilha

Resultado de imagem para revolução farroupilha

1- O que reivindicavam os estancieiros gaúchos? Explique.

Reivindicavam maior autonomia provincial e o fim dos altos impostos sobre o charque gaúcho, que não tinha condições de competir com o da região platina.

2- O que fizeram as tropas de Bento Gonçalves, em 1835?

As tropas de Bento Gonçalves, o principal líder do movimento, tomaram a cidade de Porto Alegre, em 1835, depondo o presidente da província.

3- Explique sobre a proclamação da República Rio-grandense?

Ao observar o projeto de Constituição da República Rio-grandense, que tomou como base muitos elementos da Constituição do Império e das constituições republicanas da América percebemos que o movimento tinha objetivos liberais moderados.

4- Explique sobre 1839 e a República Juliana?

Em 1839, os farrapos procuraram estender o movimento até Santa Catarina, onde, com o auxílio de Davi Canabarro e do italiano Giuseppe Garibaldi, foi proclamada a República Juliana. Essa República, porém, proclamada na cidade portuária de Laguna, vigorou apenas por quatro meses antes de ser extinta pelas tropas legalistas.

5- Sobre a Constituição da República Rio-grandense. O que estava contido nela? Explique.

A constituição dos revoltosos partia do princípio da divisão dos três poderes políticos - Executivo, Legislativo e Judiciário -, dando maior preponderância ao Senado. Além disso, tratava da segurança e garantias individuais, da liberdade de imprensa, da liberdade de indústrias e comércio e da instrução primária gratuita.

6- Por que o apelido "Farroupilha"?

O apelido de "farroupilha" foi dado ao movimento por seus adversários, numa referência ao fato de muitos liberais exaltados serem indivíduos sem posses, ás vezes maltrapilhos, esfarrapados. No entanto, com exceção das tropas, os dirigentes da revolta eram membros da elite dos estancieiros e defendiam interesses dos grandes criados de gado da província.

7- Explique sobre a Paz de Ponche Verde.

As sucessivas vitórias das tropas imperiais levaram os revoltosos a assinar um acordo de pacificação final, em 1845, a chamada Paz de Ponche Verde. Com ela, conseguiu-se anistia geral aos revoltosos, incorporação dos oficiais farroupilhas ao Exército imperial, devolução das terras ocupadas aos antigos proprietários, taxação de 25% sobre o charque platino e libertação dos escravos que lutaram na revolução.



Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISITADOS

REVOLUÇÃO FARROUPILHA-PATRICK

Gabriela e Marina

HISTÓRIA ENERGIA SOLAR - Daniela e Rebeca

Revolução Farroupilha - Marina Borges

AS MULHERES NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA / Frederico e Rafael

História da Energia Solar, Larissa,Isabely,Maria.

As Mulheres no Período Imperial Carolina

Matheus

As mulheres no período imperial- Raíssa e Vitória